Mercado de trabalho/ Dicas de Consultora
Publicado por: Deize Felisberto
Data: 05/08/2021
Categorias: Dicas
Por Tânia Aquino
Você busca sucesso nas diferentes etapas e ciclos de sua carreira?
Quer alcançar seu verdadeiro potencial e construir a trajetória dos seus sonhos?
Então pense que em cada passo dado nesta direção, precisa transmitir atitude, segurança e foco.
Estes primeiros passos envolvem inicialmente se autoconhecer, ter claro o que você busca, quais as áreas de seu interesse, seus pontos fortes, e gaps a serem desenvolvidos.
No momento de se apresentar ao mercado de trabalho, você já deve ter priorizado quais os cargos que possam lhe possibilitar mais satisfação, realização pessoal e em suma, a felicidade no trabalho.
Levando em consideração este aspecto, procure se inscrever somente nas vagas que veem de encontro ao seu perfil e objetivos traçados. Deixe claro para os Recrutadores o que você está buscando. Muitos, pela ansiedade, se inscrevem em todas as vagas ofertadas, ou colocam no seu currículo, uma infinidade de áreas de interesse, quando sabemos que não é desta forma que o ser humano se caracteriza.
Claro que podemos ter sucesso em mais de uma área de atuação, bem como hoje se considera com muita naturalidade a transição de carreira, o profissional trabalhou muitos anos numa área, mas resolveu dar uma guinada, preparou-se e quer atuar e quer assumir outros desafios profissionais, bem aceita esta questão no mercado de trabalho. Portanto tenha foco, inscreva-se nas vagas que tem mais a ver com você e com o que está buscando neste momento!
Apresentação dos dados
A clareza na apresentação de seus dados, de sua trajetória também vão contar muitos pontos: registre o e-mail que você utiliza com mais frequência, o número completo do seu celular atual, enfim de forma que possa ser rapidamente localizado. Muitas pessoas perdem oportunidades por não serem encontradas pelo Recrutador. E lembre-se, se você está buscando recolocação no mercado, pode até viajar, ir para a praia, mas esteja sempre checando sua caixa de e-mails, e mantenha o celular ligado.
Os dados que constam do seu currículo, como formação escolar, cursos complementares, experiências profissionais, devem corresponder ao real, ou seja, serem fidedignos e que possam ser comprovados por você, ao se apresentar na empresa contratante para o admissional. A leviandade ao colocar seus dados pessoais e profissionais, podem representar um desgaste na sua imagem profissional. De outra perspectiva, ser honesto ao falar do que realmente conhece e experienciou, abrir sobre suas limitações e o que precisa desenvolver, vai lhe caracterizar como uma pessoa ética e transparente.
Você participou da entrevista, foi chamado para continuar o processo seletivo, porém não tem mais interesse pela vaga? Retorne ao e-mail ou whats que lhe foi enviado, agradeça a oportunidade, seja gentil e educado, deixe marcas de qualidade pessoal, de maneira que as pessoas sempre lembrem de você como um profissional diferenciado!
Para finalizar, nesta sua busca de oportunidades no mercado de trabalho, ou de crescimento na carreira, pense na atualização contínua, seja autodidata, leia muito, livros sobre temas diversos, biografias de empreendedores, atletas de alta performance, revistas de economia, geopolítica, entre outros. O importante é manter-se sempre atualizado. Tente aprender algo novo todo dia!
Persiga seus sonhos e faça as coisas acontecerem! Sucesso!
Tânia Aquino
Psicóloga. Diretora da Alinhar Consultoria
@taniaaquinomartins